sábado, 11 de julho de 2009

O Rádio Sergipano (2)

Artigo inédito – escrito em 2007 - Destaque para Rádio Aperipê.

O rádio sergipano evoluiu técnica e artisticamente. Alguns programas das décadas de 60 e 70 deixaram muitas saudades e outros, até hoje, continuam no ar. O rádio é uma “cachaça”, como dizem alguns antigos radialistas, pois mesmo sem serem remunerados, continuam a apresentar programas como colaboradores, para deleite próprio e de seus fiéis ouvintes. Muitos radialistas já se foram, outros continuam aqui, fazendo do rádio a companhia de muitos insones, que mantém o radinho debaixo do travesseiro, para ouvir os programas da madrugada. Falemos do Rádio de ONTEM e de HOJE do rádio de válvulas e de transistor, digital e pela internet, do disco que passou a ser chamado de LP, CD e agora quase não tem mais disco, tudo é digital, MP3, do speak, locutor, apresentador e âncora, do disc jockey ou dee jay, do sonoplasta ao controlista e operador de áudio, da música de prefíxo ao BG. E tudo começou com a Rádio Aperipê - ONTEM: Josa, o Vaqueiro do Sertão com ‘Festa na Casa Grande’; Professor José Maria com ‘O Mirante’; Tadeu Cruz com ‘Domingo no Clube’; José Carvalho com ‘Cooperativismo em Foco’; Clemilda com ‘Forró no Asfalto’. HOJE: Denilza Miranda com ‘Denilza e Você’; Carlos Rodrigues e J.Junior com ‘Madrugada Livre’; Taiobinha (vovô taioba) com ‘No Pé da Serra’; Francisco Carlos (Chicão); Chico Melodia com ‘Rancho Alegre’; Hamilton Leandro; Daniel Vieira; o noticiarista Sérgio Souza; Emanuel Dantas com Manhã 104; Edelvan Oliveira com Relíquia Musical Fernando Pereira com José Augusto Eterna Saudade; Flávio Lima. E os novos valores, Mário Sérgio, Geneton Alcântara, Alex Dias, Paulo Correia e José Augusto.
Armando Maynard

4 comentários:

  1. E-mail enviado a Mário Sérgio, diretor artístico da Rádio Aperipê AM:
    Caro Mário Sérgio, meus parabéns pela programação da Rádio Aperipê e da volta do Ari Nogueira. Você sabe como agradar o ouvinte e está no caminho certo, sua inquietação certamente não irá parar por aí e outras novidades virão. Não esqueça da música orquestrada, trilha sonora e temas de filmes. Um abraço, Armando.

    ResponderExcluir
  2. Recebí de Mário Sérgio, em resposta ao meu e-mail acima, a seguinte resposta:
    Prezado Armando,
    Neste domingo estréia o Programa Temas, Tons e Instrumentos. Programa estilo Temas Inesquecíveis, aliás, é um
    Temas Inesquecíveis, só com o nome diferente. A apresentação será de Mário Sérgio e Vânia Regina. Lembra da dupla? Pois é, estamos de volta. É como se fosse o Temas Inesquecíveis, só que na Aperipê, com o nome de Temas, Tons e Instrumentos. Você que sempre foi um ouvinte do Temas, terá uma boa oportunidde de apreciar um bom programa, leve, com músicas de cinema (este primeiro programa, será com o tema dos grandes filmes exibidos, aliás, gostaria que você ouvisse e depois fizesse a crítica).(...)
    Do amigo
    Mario Sergio

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito, mas esse trabalho sobre os grandes nomes do rádio sergipano vai muito mais além, tive conhecimento hoje que tem alguns alunos da Universidade Tiradentes pesquisando o tema e pretendem ir mais além , contar o que ainda não foi contado públicamente através de um livro reportagem. Final de 2010 saírá o tal trabalho dessa galera jovem mais preoculpada com o futuro e memória do nosso rádio ou melhor...NOSSOS ARTÍSTAS DO RÁDIO . Ass. Alisson Marcondes

    ResponderExcluir
  4. Caro Alisson, muito obrigado pelas informações e sinta-se à vontade para acrescentar outras que as tiver. Um abraço, Armando.

    ResponderExcluir