quarta-feira, 7 de março de 2018

ARACAJU - Iate naufraga na Praia dos Artistas

Iate naufragou na Praia dos Artistas.
Foto: Corpo de Bombeiros

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em  06/03/2018

Velejador italiano sobrevive a naufrágio em Aracaju

Iate de Elio Somaschini naufragou na Praia dos Artistas

O iate do italiano Elio Somaschini naufragou na Praia dos Artistas, em Aracaju, nessa terça-feira, 6. O velejador abandonou a embarcação e conseguiu se salvar, nadando até a praia.

De acordo com informações do tenente-coronel Hecton Monteiro, do grupamento marítimo do Corpo de Bombeiros, a embarcação colidiu em um banco de areia da região conhecida como ‘Boca da Barra’. Com o impacto, o mastro foi danificado e a embarcação naufragou. Ao perceber a situação, o velejador deixou a embarcação e usando um colete nadou até a praia. Todos os pertences pessoais do velejador foram perdidos.

O velejador vinha da Base Naval de Aratu (Bahia), mas resolveu fazer uma parada na capital sergipana, por causa do seu aniversário, para depois seguir rumo a Natal (RN) e Estados Unidos.

Elio Somaschini é italiano, mas morou no Brasil durante muitos anos. Tem formação em física e há 16 anos mora na embarcação, tornando-se famoso pelas viagens ao redor do planeta.

Capitania dos Portos

A Capitania dos Portos informou que após o naufrágio, acionou uma equipe de Inspetores Navais para averiguar as primeiras informações e prestar apoio ao navegador.

Ainda de acordo com a Capitania dos Portos, a embarcação de 40 Pés encontra-se encalhada, sem perigo de poluição até o momento e o seu tripulante está a salvo, sem ferimentos e recebendo o auxílio.

As causas do acidente serão apuradas por meio de Inquérito Inquérito Administrativo Sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), com prazo de 90 dias.

Por Verlane Estácio

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br


---------------------------------------------------------------------------

 Barco naufragou a 100 metros da praia
Foto: Reprodução/TV Sergipe


Móveis e utensilhos do barco foram parar na praia
Foto: Ana Fontes/TV Sergipe

Elio comemora aniversário em Aracaju como 
estava planejado antes do acidente
Foto: Reprodução/TV Sergipe

Publicado originalmente no site G1/SE, em 07/03/2018

Velejador italiano ganha festa de aniversário surpresa após naufrágio em Sergipe

Acidente interrompeu viagem de volta à América.

Por G1 SE

O velejador italiano, Elio Somaschi, de 69 anos, ganhou uma festa de aniversário surpresa após o iate em que ele estava naufragar próximo Praia dos Artistas, no Bairro Coroa do Meio, em Aracaju (SE). Ele era única pessoa a bordo e conseguiu escapar do acidente nadando cerca de 100 metros até a praia.

A festa foi realizada na noite desta terça-feira (6) e organizada pelo major do Corpo de Bombeiros, Hector Monteiro, membro das equipes de resgate que estiveram no local do acidente. Na casa do major, o velejador foi recebido pela família do bombeiro e do capitão dos Portos de Sergipe. “Sentir o apoio é reconfortante. A gente consegue recuperar as energias”, disse emocionado.

Antes do acidente o objetivo de Elio era jantar na capital sergipana para comemorar o aniversário. E em seguida, dar continuidade a viagem de volta à América, iniciada em julho de 2017, quando partiu do litoral de Santa Catarina.

Na manhã desta quarta-feira (7), o velejador prestou esclarecimentos sobre o acidente na sede da Capitania dos Portos de Sergipe. Ele ainda não tem data definida para deixar a capital sergipana, pois no naufrágio perdeu todos os documentos pessoais.

De acordo com a Capitania dos Portos, um laudo sobre o acidente deve ser concluído nos próximos 90 dias.

Clique no link para ver vídeo > https://glo.bo/2FrSgAz

Texto e imagens reproduzidos do site: g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário