terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O Publicitário e a Inteligência Criativa


Quem trabalha com propaganda, vive sempre na busca incessante do novo. O publicitário costuma ser uma pessoa de grande inquietação, estando sempre a instigar sua criatividade e a de sua equipe. Esta é uma característica das pessoas inventivas, que sempre estão à procura do aperfeiçoamento de sua criação artística. Faz tudo para que seu trabalho tenha um visual atrativo, impactante e emocionante. O publicitário como o jornalista deve ser um profissional curioso e com um desejo incessante de querer aprender cada vez mais. Hoje, vivendo em uma época de grandes avanços tecnológicos, tem algumas facilidades a seu dispor, tendo acesso a várias ferramentas que facilitam o seu trabalho na criação de imagens, ilustrações e textos. A busca de informações e conhecimentos deve ser permanente para um profissional de publicidade, pois a concorrência é cada vez mais acirrada. Vivemos uma época em que a simbologia e a força da imagem são enormes. A identificação de grandes empresas pode ser feita pela cor e por símbolos, que conhecemos como logomarcas. Impressionante como uma só letra do nome de uma empresa, pode ser identificada em todo o mundo. É o caso do “M” da McDonald's.  Um dos símbolos mais antigo e conhecido da humanidade, que identifica uma instituição é a cruz. Outro grande recurso de identidade de produtos são as embalagens, que com seu colorido chamativo, tem o efeito de seduzir o público para o seu consumo. Fachadas de lojas e empresas são pintadas com as cores padrão de suas marcas, sem falar de seus vistosos luminosos. A publicidade e a propaganda é um ramo em que a criatividade não tem limite, exercendo no mundo de hoje um poder incrível, movimentando economicamente um mercado de verbas enormes, principalmente quando se trata de mega empresa, como aconteceu com a campanha recente do lançamento da Sky HDTV. Em nossos dias, escrever, fotografar e filmar ficou muito mais fácil, com a chegada das novas tecnologias, pois todos terminam sendo um pouco, escritores, fotógrafos, cineastas e publicitários. Mas de nada adianta toda essa tecnologia, se no seu comando não estiver um profissional que saiba manusear tecnicamente todas as ferramentas e que tenha habilidade, ideias, ousadia, curiosidade, criatividade, cultura e sensibilidade, procurando sempre estudar e pesquisar a fim de se manter atualizado. Importante é não se acomodar, para não cair na mesmice, continuando a perseguir o novo e sempre atento ao que está acontecendo no mundo. Pois se assim não proceder, terminará sendo mais um igual, que não chamará atenção, passando despercebido quando de sua exposição na mídia. É preciso ser um profissional antenado e movido pela inteligência criativa.

Armando Maynard

3 comentários:

  1. Pois, "cojones" só estacionados na traseira, né?
    faz algo útil como melhorar esta merda de blogosfera ou, como o se7e/5 diz lá no mais recente post, "VACOSFERA". Vocês representam a grande bosta que anda por aqui contaminando.

    O se7e/5 vai continuar procurando os "cojones" dos rendidos.
    Ainda estás a tempo de ir no "SE..." e fazer um comentário válido sobre aquele aquela miséria lá bem exposta. Aproveite e pergunta lá na "PSICóloga" se têm informação suficiente sobre o novo namorado/futuro marido, que garanta um desenvolvimento saudável à menina de 9 anos. Pergunte-lhe quais as probabilidades de uma educação perturbada.

    Foda-se, porque apagou o comentário anterior do se7e/5?!!!!!... Vocês, nesta comunidade medrosa, dizem e fazem merdas mais bem fodidas e riem todos felizes. Isso é descriminação, ó idoso.
    Agradeça pra "SE...", aquela que se diz "PSICóloga". E seja sincero com a moça em vez de andar por aí a passar graxa no sapato da moçada.
    Dignidade, sabe o que é? Ou o Brasil está pior do que se pensa? Por culpa de dissimulados como vocês.

    Conseguiram foder o se7e/5, mas o se7e/5 está aqui é mesmo para ser fodido pela escumalha.

    Não acanha, pega nos livros, busca ideias, explora dicionário, compõe frase feita e vai no blogue do se7e/5 foder ele da maneira que mais gostar. Ele nasceu foi para esse fim; aliviar o stress dos hipócritas. E dos exilados.
    Mas porque raio sacas da língua e a estendes como um tapete aos serviço dos pés das mocinhas que andam por aí com depressões? Foda-se, andas por aí atrás de ingénuas como um cão manco atrás de coelho cego. Repara na merda que fizeste lá no blog da "SE..."
    se tivesses uns testículos bem em funcionamento capaz, em vez de tentares lamber-lhe a boceta depressiva, sobre aquele caso da menina de 9 anos com uma mãe farta de jejum que vai juntar os trapinhos com "mais um", tinhas dito umas verdades. Mas não, o velhadas, é uma pessoa íntegra e achou que deveria dar carinho e compreensão à franguita metida a psicóloga. Isto só visto. Bem esta merda é mesmo um blogue de humor (razoável, para um quase inútil aposentado que já deve ter calo na bunda de tantas horas sentado. vai apanhar sol na praia que só te faz bem. Essa merda de ficares aí pagando para ver peça de caça é uma vergonha. mas enfim, cada velhadas com sua mania e se és feliz assim, continua.
    Voltando ao seu comentário inútil lá na "SE...", e digo INÚTIL, porque tudo que você fez foi elogiar a pobrezinha da PSICóloga, tadinha dela. Mas sabe que você até tem razão; quem parece estar precisando de ajuda é mesmo a moçoila desempregada que ate´agora não parece ter revelado grande coisa para além de preencher aqueles relatórios sobre o "estudo" das cobaias de serviço. Porque a menina de 9 anos, vai aprender as dificuldades da vida e aprenderá a conformar-se com a expectativa muito baixa, mas a psicóloga, kuákuákuá... tá fodida, porque meteu na cabecinha que tem um curso e como tal o emprego garantido é uma correspondência natural. Explique-lhe, ó Sr. Tamburro, aposentado e de bunda calejada, que o mundo está cheio de Doutores, Professores, engenheiros, Advogados e a cagar pelas costuras com psicólogas de creche. Aproveite e diga pra ela que a humildade é um dom que ajuda muito que quer trabalhar. Aproveite ainda para dizer-lhe que Brasil é assim mesmo, um país de ignorantes porque os ignorantes são muito fáceis de controlar. Diga-lhe ainda que você tem um só olho nessa terra de cegos.
    Quanto ao seu "ingueiro" sobre foder, esqueça e contente-se em mijar num jato só e não e mil pinguinhas durante noite inteira. Par ser mais claro, deixe de ser um miserável hipócrita e seja útil nesta merda de blogosfera. Foda o juízo a quem deve ser fodido. Porque, não acha que já tem idade para ter juízo?

    Agradeça à menina "SE...", porque isto é só o começo de um bacanal blogosférico. Entendeu?

    ResponderExcluir
  2. SALVE !
    Sou professora, pesquisadora e contadora de histórias.Vivo de blog em blog angariando leitores e tentando divulgar o meu pelo simples fato de perpetuar a história de meu país - tenho medo que ela seja engolida por toda essa globalização.
    Se gostar de meu esdpaço e achar minha proposta coerente, por favor SIGA-ME nesta luta por um mundo melhor.
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... está convidando para conhecer uma lenda bastante contemporânea - a do pássaro-cabeça-de-vento.
    É só clicar no link http://www.silnunesprof.blogspot.com que você chega até lá rapidamente.
    Gostaria que tivesse um pouquinho mais de paciência comigo, estou com alguns probleminhas para resolver: preciso de um novo exame de vista e de um monitor novo, o meu está meio embaçado, já tentei regular, mas o problema está com ele mesmo, tenho de comprar outro. E agora não me encontro em condições disso - só eu sei o sacrifício que faço para postar as histórias.
    Se já passei por aqui, mil perdões. Como disse, a falta dos meus óculos e esse monitor com problemas não me deixam enxergar direito.
    Que os bons ventos soprem a seu favor neste ano de 2010.
    A PAZ .
    Saudações Florestais !

    ResponderExcluir
  3. Na área radiofônica, inúmeros jingles foram 'incorporados' à cultura nacional, um exemplo claro de criatividade...

    ResponderExcluir