sábado, 24 de outubro de 2009

A Tecnologia a Serviço da Educação

Ferramentas como voz, mímica, escrita e os modernos recursos audiovisuais, fazem com que o homem se comunique, trocando informações e acumulando conhecimentos. Era de se esperar que vivendo na Era da Informática e dominando todos os meios de comunicação, o homem tivesse um melhor relacionamento e convívio. Mas isso, em parte, não vem acontecendo. Vários são os fatores que concorrem para os desentendimentos, sendo o principal a falta de diálogo. O ouvir e ser ouvido, como também o respeito às opiniões contrárias. Além disso, há as dificuldades de entendimento e compreensão de quem está recebendo as informações, pois para quem está passando, muito do que lhe parece óbvio não é para quem recebe. Para dirimir todas as dúvidas, é importante explicar e se certificar de que realmente o outro entendeu, fazendo um feedback. Sabemos que a sociedade é composta de um repertório cultural muito diversificado, devido a formação educacional, vivências, emoções e bagagem que cada um traz consigo. Nesse choque de cultura e informação, eis que a educação, principalmente as de adultos, no intuito de formar, reciclar ou mesmo da prática da educação continuada, vive um momento de grande transição e modernização, com a TV via satélite e a internet. Juntas vieram proporcionar avanços significativos e facilidades nunca vistos ao ensino médio e superior, com as aulas à distância, onde você pode assistir e interagir em tempo real, com professores de outros estados, na maioria mestres de grande gabarito. Oportunidade esta que seria difícil, levando em conta o custo da hora aula e do deslocamento dessas pessoas, se as aulas fossem presenciais, além da grande quantidade de alunos que são beneficiados. A interação à distância aluno/professor, vem ganhando cada vez mais confiança de ambas as partes, pela seriedade dos cursos e com a ajuda dos avanços tecnológicos. Outra vantagem são os preços mais acessíveis, beneficiando as classes menos favorecidas, que passam a ter oportunidade de realização de um sonho: ter um curso superior. Muitas escolas mesclam as aulas presenciais com a distância, se complementando. Mas um bom curso é o que empolga, surpreende, envolve, faz pensar, estimula idéias, pesquisas e novas experiências. E que além de bom conteúdo, tenha flexibilidade, com educadores, intelectual e emocionalmente maduros, sendo pessoas curiosas, abertas e entusiasmadas. Que saibam motivar e interagir, se preocupando com a realidade em que vivem os alunos, aproveitando exemplos regionais. E que no final do curso todos saiam enriquecidos.

Armando Maynard

3 comentários:

  1. Concordando mesmo!
    Num país de poucas oportunidades, a educação à distância é inclusão sim - e de boa qualidade e se não for, o próprio MEC dá um jeito de colocá-las nos trilhos.
    Tenho um amigo que faz esse tipo de curso.
    Sempre foi mal aluno e lá , se identificou tanto que é o melhor da sala.
    Ele cumpre o curso na Unopar, uma das únicas Universidades à distância que não levou bronca do MEC.
    Outros cursos deverão vir. Os de ensino médio, profissionalizante, os de ensinar ofícios (tão importante saber um ofício quanto ter um diploma universitário) .
    Enfim, a diversidade está aí prá simplificar e deveria ser vista e entendida com bons olhos sim.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Armando,

    Prazer em te ver como seguidor do Criative-se. Tenho, pessoalmente, um olhar bem amplo e também difuso sobre as ferramentas de linguagem virtual. Não há mais modelos de interação que não os incluam, que não considerem a importancia e fundamentalidade desses instrumentos tecnologicos que nos confrontam com a modernidade, a eficácia e a rapidez da comunicação. No entanto, paradoxalmente, eles são sim instrumentos de fuga das discussões, dos embates, das argumentações que não ouvem resposta. Porque, seja em salas de chat ou na blogosfera, podemos responder a quem quisermos. Ou podemos falar e não aceitar posições contrárias. De mesma forma,podemos dizer qualquer coisa sem identificação pessoal, ou identificação à prova de interface falsa. Se acho isso instigante? Sim. Essa também é o grande mistério. E mistérios, mais uma vez pessoalmente, me instigam semprel. bjs

    ResponderExcluir
  3. Se utilizada da forma correta, por alunos e instituições de ensino, o EAD com toda certeza pode colaborar ao desenvolvimento da educação.

    Beijos!

    ResponderExcluir