domingo, 23 de julho de 2017

Jovem é presa na Arábia Saudita por usar minissaia

Reprodução/Reprodução.

Publicado originalmente na revista Veja, em 18 jul 2017.

Jovem é presa na Arábia Saudita por usar minissaia.

Detenção aconteceu depois da publicação de um vídeo nas redes sociais em que a mulher caminha por um sítio histórico local trajando "roupas imodestas".

Por Da redação 


Uma mulher foi presa na Arábia Saudita após a publicação de um vídeo nas redes sociais em que caminha por um sítio histórico local trajando minissaia e top. A imprensa saudita informou nesta terça-feira que a jovem foi detida por usar “roupas imodestas”, que contrariam o conservador código de vestimenta islâmico do país.

A polícia encaminhou o caso para o Ministério Público, de acordo com a conta oficial do Twitter do canal de televisão estatal Al Ekhbariya. A mulher, cujo nome não foi divulgado, será interrogada por um representante da Justiça, que vai decidir se ela permanecerá detida e se será aberto um processo.

Na Arábia Saudita, país ultraconservador, as mulheres devem se vestir em público com uma abaia preta, o traje tradicional que as cobre dos pés à cabeça. Em várias sequências do vídeo, que foi postado no fim de semana na conta de Snapchat de uma modelo chamada “Khulood”, pode-se ver uma mulher de cabelos longos, sem véu, usando minissaia, top e óculos escuros. Ela caminha pelo forte histórico de Ushaiqir, a cerca de 200 quilômetros a noroeste da capital Riad, na província de Najd, uma das regiões mais conservadoras da Arábia Saudita.

A Comissão para a Promoção da Virtude e Prevenção do Vício pretende adotar as medidas necessárias contra essa “transgressão da ordem moral” e uso de “traje indecente”, segundo um porta-voz da polícia religiosa em um tuíte.

O vídeo causou alvoroço nas redes sociais, e algumas pessoas pediram que a mulher fosse presa e processada por violar as leis do reino, que exigem que todas as mulheres, incluindo estrangeiras, usem roupas longas e soltas em público. Se forem muçulmanas, devem também  usar lenço e véu cobrindo a cabeça.

Os jornais locais, que publicaram a imagem borrada da mulher, por ser considerada indecente, relataram que ela “confessou” visitar a aldeia histórica com seu guardião masculino. Um porta-voz da polícia de Riad disse aos jornalistas que ela, no entanto, negou que tenha publicado o vídeo e disse aos oficiais que a conta do Snapchat não pertence a ela.

(com AFP).

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 ASSIM NÃO - Saudita diz que não autorizou 
a divulgação de vídeo “obsceno”.
Divulgação.

Publicado originalmente na revista Veja, em 22 jul 2017.

Por baixo da abaia

Jovem é presa na Arábia Saudita por aparecer com roupa curta, mas sua liberação rápida não significa que o país avance rápido no direito das mulheres

Por Da redação

A prisão de uma jovem saudita nesta terça-feira reacendeu a discussão em torno do código de vestimenta imposto às mulheres na Arábia Saudita. A mulher, identificada somente como Khulood, foi detida por aparecer usando uma saia acima do joelho e uma blusa curta em vídeos exibidos em uma rede social.

No país, é proibido que as mulheres locais saiam em público sem uma vestimenta longa que cubra seu corpo inteiro, conhecida como abaia, e sem cobrirem a cabeça.  A jovem em questão foi libertada após um interrogatório de algumas horas. Khulood afirma que os vídeos foram postados sem seu conhecimento.

A edição de VEJA desta semana mostra como a história ilustra a pressão que a sociedade civil tem feito no país para dar mais liberdade às mulheres.

Em anos recentes, outras mulheres já foram presas por desobedecerem a lei do país, que é bastante restritiva com relação aos direitos femininos. Um dos casos mais notórios é o da autora Manal al-Sharif, que teve de deixar a Arábia Saudita após enfrentar a proibição de dirigir. “Eles querem que você viva com medo”, diz Manal.

Texto e imagens reproduzidos do site: veja.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário