quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Aproximação histórica entre Cuba e EUA

AP Photo/SABC Pool, File.

Barack Obama e Raúl Castro anunciam aproximação histórica entre Cuba e EUA.

Por iG São Paulo | 17/12/2014.

Alan Gross, preso pelo governo cubano desde 2009, foi libertado nesta quarta como parte de um acordo com Havana

O presidente Barack Obama declarou o fim da "abordagem ultrapassada" dos Estados Unidos a Cuba nesta quarta-feira (17), anunciando o restabelecimento de relações diplomáticas, bem como os laços econômicos e de viagens para a ilha - uma mudança histórica na política dos EUA, que visa pôr fim a um meio século de inimizades da Guerra Fria.

"Isolamento nunca funcionou", disse Obama durante discurso na Casa Branca. "É hora de uma nova abordagem".

Enquanto Obama falava, o presidente cubano Raúl Castro também discursava para sua própria nação em Havana. Obama e Castro falaram ao telefone por mais de 45 minutos na terlam, a primeira mudança substancial para as discussões entre EUA e Cuba desde 1961.

Anúncio de quarta-feira foi resultado de mais de um ano de negociações secretas entre os EUA e Cuba. O restabelecimento das relações diplomáticas foi acompanhada pela libertação do americano Alan Gross e de um espião norte-americano feita por Cuba e EUA, que também tinha três espiões presos na Flórida.

Obama afirmou que as relações entre os dois países terão um novo começo a partir de agora. "Estamos tomando medidas para melhorar as relações comerciais e políticas com Cuba", afirmou.

Em discursos concomitantes transmitidos para o mundo todo no início desta quarta-feira, os líderes de Cuba e EUA falaram sobre o embargo da nação americana à ilha caribenha, iniciado em 7 de fevereiro de 1962.

"Pedimos aos EUA para remover os obstáculos que há décadas acabam com os vínculos entre nossos povos", disse o presidente cubano Raúl Castro, citando conversa que teve com Obama na noite anterior, marcando o início das retomada de relações diplomáticas entre os dois países.

"Os progressos alcançados por intercâmbio entre nossos cidadãos e os norte-americanos demonstram ser possível encontrar soluções a muitos dos problemas da atualidade."

Uma fonte norte-americana destacou que o papa Francisco e o Vaticano desempenharam papel fundamental como intermediários para a reaproximação entre os dois países. O papa também enviou carta com um apelo pessoal a Barack Obama e a Raúl Castro, e o Vaticano acolheu delegações dos dois países para finalizar a reaproximação.

Libertação

Alan Gross, preso pelo governo cubano desde 2009, foi libertado nesta quarta-feira (17) como parte de um acordo com Havana e que abre o caminho para uma grande reformulação na política dos EUA em relação à ilha, altos funcionários do governo disseram à CNN.

O ex-espião esteve preso por quase 20 anos no país comunista, disseram funcionários da administração Obama. Gross é um homem não-americano, cuja identidade permanece em segredo de acordo com os funcionários, que falaram sob condição de anonimato porque não estavam autorizados a discutir o assunto publicamente.

*Com AP, Agência Brasil e CNN

Texto e imagem reproduzidos do site: ultimosegundo.ig.com.br/mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário