quinta-feira, 17 de maio de 2012

Água de Moringa


Sou do tempo que água gelada era conseguida com moringa na janela e quando se queria ela mais gelada ainda, se colocava na boca uma bala de hortelã dulcora. 
E você, é desse tempo?
......................................................
‎"A água contida numa moringa de barro é mais fresquinha. Não é só uma sensação física, a temperatura dela é realmente alguns graus centígrados menor que a temperatura ambiente. Por que isso acontece? O barro cozido com que é feita a moringa é porosa à água, ou seja, a água atravessa lentamente a parede de barro. Isto faz com que a parede da moringa esteja sempre úmida. Por sua vez, essa umidade da parede externa está sempre evaporando e a moringa vai lentamente perdendo a água armazenada em seu interior. Como a água para passar do estado líquido para o gasoso necessita de calor (lembre da água fervendo), do mesmo modo, a evaporação da umidade das paredes da moringa requer calor. Esse calor necessário a evaporação é obtido da água do interior da moringa. Como a água do interior da moringa perde calor, a temperatura dela diminui, ficando, assim, mais "fresquinha".
Termodinâmica aplicada à moringa de barro: água fresca sem precisar de geladeira. Era assim que antigamente as pessoas conseguiam água "fresca". Isso já não ocorre, por exemplo, num jarro de vidro ou de cerâmica vitrificada, coisas "modernas". Isto também explica porque a terra de vasos de planta que utilizam vasos de barro "secam" mais rápido que vasos de plástico, mantêm as raízes mais "fresquinhas" e não morrem encharcadas por excesso de água". (Contribuição de Cláudio Shida). Fonte: http://www2.bioqmed.ufrj.br/ciencia/Agua.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário