quinta-feira, 17 de junho de 2010

Democracia Plena é Cidadania e Justiça Social



O Brasil ainda vive uma grande desigualdade social. Somos um país onde a distribuição de renda é vergonhosa. A diferença entre ricos e pobres impressiona. As disparidades salariais são gritantes. A educação e saúde pública são de péssima qualidade. Não posso negar que alguma coisa já melhorou, também se não tivesse melhorado os pobres já teriam sido exterminados. Pergunta o jornalista Mino Carta em artigo publicado em sua revista ‘Carta Capital’: “Que falta ao Brasil?” e ele mesmo responde: “Um povo mais consciente da cidadania, mais maduro, mais politizado. Ou, se quiserem menos resignado, menos paciente, menos cordial”. Concordo com o Mino, nosso povo é muito conformista. Uma grande parte da pobreza, ainda acredita que sua situação de miséria se deve aos desígnios de Deus. Como mudar tudo isso? Com informação, saúde e educação de qualidade, para formar cidadãos conscientes de seus direitos e assim construir uma democracia plena, com liberdade e justiça social para todos.

Armando Maynard

2 comentários:

  1. É verdade, Armando, somente com consciência dos problemasse dará isso. Com educação e também com justiça social conseguiremos sanar os problemas históricos. Entretanto, temos que nos desprender um pouco desta idéia de que somos cordiais e até passivos. A própria história (às vezes menosprezada pela história oficial) demonstra que houve períodos de contestação contra um sistema opressor, indo desde revoltas do período colonial por escravos, passando por outros movimentos -se bem que alguns deles manipulados por elites que desejavam reaver seus 'direitos' perdidos, como é o caso da Revolução Farroupulha e a Revolução de 32. Acredito que todo cidadão tem consciência de sua situação de opróbrio a que é submetido, somente nos falta maior consciencia cidadã em todos os aspectos. O voto é uma grande arma, mas devemos cobrar também os desempenho de nossos representantes e dos servidores pagos com dinheiro do contribuinte para o bem-estar de todos.

    ResponderExcluir
  2. Olá. Encontrei esse blog "meio q sem querer" e gostei. Posts de leitura rápita e esse possui um assunto de extrema importância. Concordando com o jornalista em questão, tb acho o nosso povo extremamente conformista. A história aponta sim muitas justificativas para a nossa cultura desligada... Cordial, como diria um turista, num primeiro momento. A juventudo sim, que deveria ao menos discutir temas relacionados a desigualdade social, não o faz. Os tempos são outros, ganhamos tudo do Estado, é "tudo" fácil. Mas será que é de qualidade? As escolas e as universidades? E o mais importante, a informação de onde vem e quem q se interessa por ela? Acredito sim na mudança cultural como parte da solução... Mesmo sendo a mais difícil e enraizada historicamente em nós.

    ResponderExcluir