Cláudia Lemos avalia o trabalho da Secom como positivo
Para Gilvan Manoel, a Comunicação tem funcionado
de forma a contribuir com os jornalistas
Para André Barros, atuação da Secom é exemplar
Célia Silva elogiou a qualidade das matérias e
das informações repassadas
Fotos: Sergio Silva
Publicado originalmente no site da PMA, em 28/12/18
Comunicação Social
Aliando diversos meios de linguagem, Comunicação da
Prefeitura é ponte transparente para imprensa
Dentro da organização pública, muitas vezes a comunicação
passa despercebida. Sendo intermediadora entre a gestão, os veículos de
imprensa e população, foi por meio dela que a Prefeitura de Aracaju utilizou
mais uma forma de demonstrar transparência em suas ações cotidianas. Seja por
meio das matérias disponibilizadas no site, ou pelas redes sociais e até mesmo
pela TV PMA, as múltiplas linguagens foram fomentadas dentro da gestão para
levar informação de forma coesa, célere e clara, respeitando o princípio ético
da Comunicação dentro da administração pública.
Até o mês de novembro, somente no site da Prefeitura, foram
produzidas 4.056 matérias em 2018, sendo que, por mês, uma média de 300 foi
veiculada em meios impressos do estado, que ainda hoje são uma das principais
fontes de credibilidade na comunicação. Esse trabalho conta por trás com uma
equipe que, desde o início da gestão, se articulou através das diretrizes do
Planejamento Estratégico da gestão e se comprometeu, direcionada pela
Secretaria Municipal da Comunicação (Secom), a levar os serviços para mais
perto da principal interessada, a população de Aracaju.
Aproximar, esse foi um dos focos da comunicação. Estimular o
pensamento de que a cidade é feita pelo coletivo foi o norte, tanto dos
servidores materiais realizados pela gestão, como do papel da divulgação
destes. Um cidadão que mora na zona Sul da capital, pode sentir os efeitos de
uma obra na zona Oeste, por exemplo, mas, para isto, a comunicação precisou
funcionar para levar esse entendimento até esse cidadão.
Como termômetros, os veículos de comunicação do estado
puderam avaliar as informações e esclarecimentos que chegaram, não somente
durante o ano de 2018, mas ao longo desses dois anos da atual gestão da
Prefeitura de Aracaju.
Para o diretor de Jornalismo do Jornal do Dia, Gilvan
Manoel, as informações têm sido cada vez mais frequentes. "A comunicação
tem funcionado de forma a contribuir com o nosso trabalho no Jornalismo diário.
Nos tempos de hoje, estamos muito atrelados às redes sociais e a Prefeitura tem
se utilizado dela de forma bem precisa e tem feito isso muito bem",
considerou.
É da mesma opinião a diretora do Correio de Sergipe, Cláudia
Lemos. "Avalio como um trabalho muito positivo. O contato com a
Comunicação é muito eficaz e isso se reflete no nosso trabalho, afinal, muitas
vezes dependemos das informações das assessorias para transmitir aos
leitores", afirmou.
A jornalista Célia Silva, da Rede Fan, elogiou o feed back
da comunicação. "As informações chegam redondas, as matérias bem coesas, com
informações consistentes. Sem dúvida, isso facilita o trabalho da imprensa que,
muitas vezes, precisa ter informações rápidas, ágeis", destacou.
O jornalista André Barros considera que o trabalho na
Prefeitura pode ser usado como exemplo dentro da comunicação pública. "Uma
das coisas que chama a atenção são os textos bem elaborados e a preocupação dos
gestores da comunicação em sempre estar em contato com os veículos, prestando o
suporte necessário. O fato de gestão ter investido nas redes sociais também foi
algo muito positivo, já que é uma ferramenta de fácil interação. É importante
termos uma comunicação que faz a diferença", ressaltou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário