terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O Publicitário e a Inteligência Criativa


Quem trabalha com propaganda, vive sempre na busca incessante do novo. O publicitário costuma ser uma pessoa de grande inquietação, estando sempre a instigar sua criatividade e a de sua equipe. Esta é uma característica das pessoas inventivas, que sempre estão à procura do aperfeiçoamento de sua criação artística. Faz tudo para que seu trabalho tenha um visual atrativo, impactante e emocionante. O publicitário como o jornalista deve ser um profissional curioso e com um desejo incessante de querer aprender cada vez mais. Hoje, vivendo em uma época de grandes avanços tecnológicos, tem algumas facilidades a seu dispor, tendo acesso a várias ferramentas que facilitam o seu trabalho na criação de imagens, ilustrações e textos. A busca de informações e conhecimentos deve ser permanente para um profissional de publicidade, pois a concorrência é cada vez mais acirrada. Vivemos uma época em que a simbologia e a força da imagem são enormes. A identificação de grandes empresas pode ser feita pela cor e por símbolos, que conhecemos como logomarcas. Impressionante como uma só letra do nome de uma empresa, pode ser identificada em todo o mundo. É o caso do “M” da McDonald's.  Um dos símbolos mais antigo e conhecido da humanidade, que identifica uma instituição é a cruz. Outro grande recurso de identidade de produtos são as embalagens, que com seu colorido chamativo, tem o efeito de seduzir o público para o seu consumo. Fachadas de lojas e empresas são pintadas com as cores padrão de suas marcas, sem falar de seus vistosos luminosos. A publicidade e a propaganda é um ramo em que a criatividade não tem limite, exercendo no mundo de hoje um poder incrível, movimentando economicamente um mercado de verbas enormes, principalmente quando se trata de mega empresa, como aconteceu com a campanha recente do lançamento da Sky HDTV. Em nossos dias, escrever, fotografar e filmar ficou muito mais fácil, com a chegada das novas tecnologias, pois todos terminam sendo um pouco, escritores, fotógrafos, cineastas e publicitários. Mas de nada adianta toda essa tecnologia, se no seu comando não estiver um profissional que saiba manusear tecnicamente todas as ferramentas e que tenha habilidade, ideias, ousadia, curiosidade, criatividade, cultura e sensibilidade, procurando sempre estudar e pesquisar a fim de se manter atualizado. Importante é não se acomodar, para não cair na mesmice, continuando a perseguir o novo e sempre atento ao que está acontecendo no mundo. Pois se assim não proceder, terminará sendo mais um igual, que não chamará atenção, passando despercebido quando de sua exposição na mídia. É preciso ser um profissional antenado e movido pela inteligência criativa.

Armando Maynard

Um comentário:

  1. Na área radiofônica, inúmeros jingles foram 'incorporados' à cultura nacional, um exemplo claro de criatividade...

    ResponderExcluir